Da editora
O processo de escrita
Neil Gaiman começou a escrever Coraline para sua filha Holly, que na época tinha cinco anos. Ela gostava de histórias assustadoras, com toques de magia e com meninas corajosas. Mas, após se mudarem para os Estados Unidos, o autor interrompeu o livro e só foi retomá-lo seis anos mais tarde. O que começou como uma história para Holly terminou como uma história para Maddy, sua filha mais nova.
As casas
A casa para onde Coraline se muda no começo da história é inspirada no casarão onde o autor morou no final dos anos 1980. A ficção copiou a realidade em muitos aspectos, como o clima esquisito, os vizinhos estranhos e a porta que dava para uma parede de tijolos. Quando Gaiman escreveu o final da história, ele já havia se mudado novamente, para uma casa antiga de estilo gótico nos Estados Unidos. Segundo o autor, as ilustrações de Chris Riddell para esta edição o espantaram por ser um misto dos dois imóveis.
Filme
Em 2009, a aventura mágica de Coraline chegou aos cinemas em uma animação em stop-motion dirigida por Henry Selick, de O Estranho Mundo de Jack. Sucesso de crítica e público, o longa recebeu indicações ao Oscar e Globo de Ouro e se tornou uma referência do gênero.
Altamente recomendável FNLIJ
A obra foi selecionada pela Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil como um dos melhores livros publicados no Brasil em 2020.
Neil Gaiman
Coraline foi o primeiro livro de Neil Gaiman voltado para o público infantojuvenil e conquistou crianças e adultos em todo o mundo, logo se tornando uma das obras mais emblemáticas do autor, junto a Deuses americanos e Sandman.
Leia também:
O clássico de Guillermo del Toro O conto dos irmãos Grimm contado por Neil Gaiman A série de sucesso de Ranson Riggs Coletânea de graphic novels do autor
ASIN : B088ZGDQLJ
Editora : Intrínseca (19 junho 2020)
Idioma : Português
Tamanho do arquivo : 23912 KB
Leitura de texto : Habilitado
Leitor de tela : Compatível
Configuração de fonte : Habilitado
Dicas de vocabulário : Não habilitado
Número de páginas : 161 páginas