Pular para o conteúdo
Início » Blog » Presente Pequeno manual antirracista

Presente Pequeno manual antirracista

Da editora

RodatetoRodateto

CapasCapas

Prêmio Jabuti 2020 na categoria Ciências Humanas

Neste pequeno manual, a filósofa e ativista Djamila Ribeiro trata de temas como atualidade do racismo, negritude, branquitude, violência racial, cultura, desejos e afetos. Em onze capítulos curtos e contundentes, a autora apresenta caminhos de reflexão para aqueles que queiram aprofundar sua percepção sobre discriminações racistas estruturais e assumir a responsabilidade pela transformação do estado das coisas.

Na imprensa

O GloboO Globo

BBCBBC

Carta CapitalCarta Capital

Deutsche WelleDeutsche Welle

O Pequeno manual antirracista é, segundo a autora, para quem “busca uma postura ética em sua existência”. Mas diria que ele é um livro didático essencial para o novo Brasil, onde os negros são 55,8% da população, mas são 71,5% das pessoas assassinadas. (O Globo, 23/11/19)

“Não basta só reconhecer o privilégio, precisa ter ação antirracista de fato. Ir a manifestações é uma delas, apoiar projetos importantes que visem à melhoria de vida das populações negras é importante, ler intelectuais negros, colocar na bibliografia. Quem a gente convida para entrevistar? Quem são as pessoas que a gente visibiliza?” (BBC, 6/7/20)

“Quando a gente fala sobre racismo estrutural, é sobre entender que o racismo faz parte da estrutura da sociedade brasileira, assim como o capitalismo, o sexismo. Isso significa entender a nossa construção enquanto nação, somos um país que nunca aboliu a escravidão; entender o quanto de fato o racismo ser estrutural coloca a população negra em situações de vulnerabilidade.” (Carta Capital, 12/1/20)

“A polícia brasileira é a polícia com o mais alto índice de letalidade: em um ano, somente a polícia do estado do Rio de Janeiro mata mais que a polícia de todos os Estados Unidos. Então podemos ter uma dimensão de quantas vidas negras foram ceifadas no país, quantas mães enterraram seus filhos. Alguns casos despertaram a raiva da população negra ao trauma do colonialismo.” (Deutsche Welle, 25/11/20)

Djamila Ribeiro Djamila Ribeiro

Sobre a autora

Djamila Ribeiro nasceu em Santos, em 1980. É professora da PUC-SP, colunista do jornal Folha de S.Paulo e coordena a coleção Feminismos Plurais, da editora Pólen. É autora de O que é lugar de fala (2017), Quem tem medo do feminismo negro? (2018) e Pequeno manual antirracista (2019), que já venderam mais de 500 mil exemplares.

Editora ‏ : ‎ Companhia das Letras; 1ª edição (6 novembro 2019)
Idioma ‏ : ‎ Português
Capa comum ‏ : ‎ 136 páginas
ISBN-10 ‏ : ‎ 8535932879
ISBN-13 ‏ : ‎ 978-8535932874
Dimensões ‏ : ‎ 15.6 x 10.8 x 1.4 cm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.