Pular para o conteúdo
Início » Blog » Presente Terapia cognitivo-comportamental: teoria e prática

Presente Terapia cognitivo-comportamental: teoria e prática

Da editora

Mockup de livro impresso e ebook de Terapia Cognitivo-Comportamental de Judith BeckMockup de livro impresso e ebook de Terapia Cognitivo-Comportamental de Judith Beck

Nova edição do livro fundamental da terapia cognitivo-comportamental (TCC)!

Judith S. Beck nos traz um conteúdo ampliado, abordando desde os princípios básicos da técnica até como integrar à TCC tradicional os avanços mais recentes na área, como a terapia cognitiva orientada para a recuperação (CT-R), a terapia de aceitação e compromisso, a terapia comportamental dialética e a terapia cognitiva baseada em mindfulness. Como desenvolver a relação terapêutica, fazer uma conceitualização de caso, planejar o tratamento, estruturar sessões e implementar técnicas cognitivo-comportamentais e experienciais são alguns dos tópicos que o leitor encontrará na 3ª edição de Terapia cognitivo-comportamental: teoria e prática.

Mockup do livro Terapia Cognitivo-ComportamentalMockup do livro Terapia Cognitivo-Comportamental

Apresentação de Aaron T. Beck

Estou muito satisfeito com a publicação desta 3ª edição de Terapia cognitivo-comportamental: teoria e prática. O campo da terapia cognitivo-comportamental (TCC) cresceu a passos largos nesta última década. Um fator que torna a presente edição tão valiosa é sua adaptação ao tratamento de técnicas originárias de uma ampla variedade de psicoterapias, no contexto do modelo cognitivo.

Você irá encontrar intervenções importantes, desde terapia de aceitação e compromisso, terapia comportamental dialética, terapia cognitiva baseada em mindfulness e outras. Igualmente importante, no entanto, é sua ênfase na recuperação ou nos pontos fortes como parte dos fundamentos da TCC. Um único cliente com depressão é acompanhado ao longo de todo o livro. Uma segunda cliente, mais complexa, também é retratada ao longo do livro para ilustrar as variações do tratamento quando surgem dificuldades.

Quando comecei a desenvolver a terapia cognitiva nas décadas de 1960 e 1970, foquei a conceitualização e o tratamento dos indivíduos em seus problemas, cognições negativas e estratégias de enfrentamento disfuncionais. Na metade da década de 1980, eu podia afirmar que a terapia cognitiva havia atingido o status de um “sistema de psicoterapia”. Ela consistia em (1) uma teoria da personalidade e psicopatologia com sólidos achados empíricos para embasar seus postulados básicos; (2) um modelo de psicoterapia com conjuntos de princípios e estratégias que se mesclava com a teoria da psicopatologia; e (3) sólidos achados empíricos baseados em pesquisas de resultados clínicos para fundamentar a eficácia desta abordagem.

Agora, no começo da terceira década do terceiro milênio, desenvolvemos um foco diferente na conceitualização e no tratamento. Embora os aspectos negativos das experiências dos indivíduos ainda sejam cruciais, é no mínimo igualmente importante conceitualizar as aspirações dos indivíduos, seus valores, objetivos, pontos fortes e recursos e incorporar essas características positivas para ajudá-los a dar passos específicos que estejam vinculados ao que é mais importante para eles. Também é essencial antecipar-se aos obstáculos a esses passos, usar habilidades básicas de TCC (como reestruturação cognitiva, solução de problemas e treinamento de habilidades) para superar os obstáculos e ajudar os indivíduos a tirar conclusões positivas sobre o que suas experiências dizem sobre eles.

Esta 3ª edição do texto básico na área oferece aos leitores novas perspectivas sobre a TCC no século XXI e será importante para aqueles que já são proficientes na TCC tradicional, bem como para estudantes novos no campo. Considerando a enorme quantidade de novas pesquisas e a expansão de ideias que continuam a movimentar o campo em novas e empolgantes direções, aplaudo os esforços para ampliar esta edição e incorporar algumas das diferentes maneiras de conceitualizar e tratar nossos clientes.

As aplicações da TCC a uma variedade de transtornos psicológicos e médicos vão muito mais além de qualquer coisa que eu poderia ter imaginado quando tratei meus primeiros clientes deprimidos e ansiosos com terapia cognitiva. O extraordinário leque de diferentes aplicações da TCC está baseado nos princípios fundamentais descritos neste volume. Este livro foi escrito pela Dra. Judith Beck, uma das mais importantes educadoras da segunda geração da TCC que, quando adolescente, foi uma das primeiras a me ouvir expor minha nova teoria. Ele ajudará os terapeutas aspirantes a aprenderem os elementos básicos inovadores desta terapia. Mesmo os terapeutas de TCC que são experientes em TCC tradicional irão achar este livro muito útil na adoção de uma abordagem baseada nos pontos fortes, no aprimoramento de suas habilidades de conceitualização, na ampliação do seu repertório de técnicas terapêuticas, no planejamento de um tratamento mais eficaz e na solução de dificuldades na terapia. É claro que nenhum livro pode substituir a supervisão em TCC, mas esta é uma obra importante e pode enriquecer a experiência da supervisão.

Dra. Judith Beck é eminentemente qualificada para oferecer este guia para a TCC. Nos últimos 35 anos, ela conduziu muitas centenas de workshops e treinamentos em TCC no mundo todo e também on-line, supervisionou terapeutas iniciantes e experientes, ajudou a desenvolver protocolos de tratamento para vários transtornos e participou ativamente em pesquisa de TCC. Tendo esse currículo como base, ela escreveu um livro com uma rica quantidade de informações para a aplicação dessa terapia, cujas primeiras edições têm sido os textos principais de TCC na maioria dos programas de pós-graduação em psicologia, psiquiatria, serviço social e consultoria.

A prática da TCC não é simples. Muitos profissionais da saúde mental se autodenominam terapeutas em TCC, mas carecem até mesmo das habilidades conceituais e de tratamento mais básicas. O propósito do livro da Dra. Judith Beck é educar, ensinar e treinar terapeutas iniciantes e experientes em TCC, e ela foi admiravelmente bem-sucedida nesta missão.

Aaron T. Beck

Foto de Judith BeckFoto de Judith Beck

Sobre a autora

Judith S. Beck, Ph.D. é presidente do Beck Institute for Cognitive Behavior Therapy (www.beckinstitute.org), uma organização sem fins lucrativos que fornece treinamento de ponta e certificação em terapia cognitivo-comportamental (TCC) para indivíduos e organizações, oferece cursos on-line sobre uma variedade de temas em TCC, conduz pesquisas e é líder global em recursos em TCC. Também é professora clínica de Psicologia em Psiquiatria na Perelman School of Medicine da University of Pennsylvania. Escreveu aproximadamente 100 artigos e capítulos, além de livros, incluindo Terapia cognitiva para desafios clínicos: o que fazer quando o básico não funciona. Fez centenas de apresentações no mundo todo sobre temas relacionados à TCC, é codesenvolvedora dos Beck Youth Inventories e Personality Belief Questionnaire, tendo recebido inúmeros prêmios por suas contribuições à área. Também continua a tratar clientes na clínica do Beck Institute, na Filadélfia.

Editora ‏ : ‎ Artmed; 3ª edição (29 julho 2021)
Idioma ‏ : ‎ Português
Capa comum ‏ : ‎ 432 páginas
ISBN-10 ‏ : ‎ 6558820250
ISBN-13 ‏ : ‎ 978-6558820253
Dimensões ‏ : ‎ 16 x 2.4 x 23 cm

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.